Nos últimos dias, um vídeo viralizou nas redes sociais afirmando que o governo federal teria criado um suposto “Auxílio Cachaça”, destinado a pagar um salário mínimo mensal para pessoas dependentes de álcool. A notícia, no entanto, foi checada e considerada falsa pela agência Reuters
O que de fato existe é um mecanismo previsto em lei: pessoas consideradas incapazes para o trabalho por conta de doenças — inclusive o alcoolismo, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — podem ter acesso a benefícios do INSS por incapacidade temporária ou permanente. Além disso, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode ser concedido a quem tiver impedimentos para a vida cotidiana.
Ou seja, não há nenhum programa chamado “Auxílio Cachaça”. Mas dependentes químicos podem sim acessar benefícios quando o alcoolismo os incapacita para o trabalho. Nesses casos, a perícia médica é quem define a concessão.
👉 Em resumo: existe sim não com o nome mas se aplica regras existentes que podem contemplar pessoas em situação de dependência, assim como outros pacientes de diferentes enfermidades.

