A rotatória da entrada de Cáceres, famosa pelo trânsito caótico e pela constante falta de organização, protagonizou um momento inusitado na noite desta segunda-feira (28). Cavalos foram flagrados "adotando" a praça central do trevo, aparentemente aproveitando o matagal para fazer um lanche noturno. Enquanto isso, a cena levanta questões sobre a gestão do espaço e até rende boas risadas (ou lágrimas) de quem vê o estado da entrada da cidade.
Com trânsito confuso a ponto de nem os agentes saberem orientar motoristas, a rotatória já coleciona pequenas colisões diárias e críticas intermináveis. O mato, por sua vez, crescia tão livremente que foi "convite" para os novos "jardineiros". Os cavalos, em uma espécie de serviço voluntário, ajudaram a "aparar" a vegetação, mostrando uma solução alternativa à falta de manutenção. Talvez o resultado não fosse digno de prêmio em paisagismo, mas, pelo menos, trouxe um uso prático ao local.
O que será que os visitantes pensam? Quem chega à cidade e se depara com cavalos pastando no meio de um trevo movimentado certamente deve se perguntar se Cáceres é a nova versão de uma cidade do Velho Oeste. Uma entrada tão estratégica, que deveria impressionar, acaba sendo motivo de piada — ou constrangimento.
Agora que estava funcionando, a diversão acaba Para quem achava que os cavalos finalmente tinham dado um propósito digno à praça, uma notícia: na manhã desta terça-feira (29), a Prefeitura realizou a limpeza do local, encerrando a "brincadeira". Parece até ironia, mas quando a rotatória finalmente estava cumprindo uma função útil, resolveram intervir.
Resta saber se a limpeza será mantida ou se, daqui a alguns dias, os “jardineiros equinos” poderão retornar ao posto. Afinal, Cáceres ainda carece de soluções duradouras para seus problemas, e quem sabe os cavalos não voltem a contribuir?