Irmãos e irmãs, ao começo de um novo ano civil somos convidados a nos deixar envolver pelo mistério do Natal que celebramos a pouco, pela ternura do menino do presépio e envolto em faixas, que é o próprio Deus feito homem para oferecer a Sua ternura e misericórdia a todas as pessoas.
Nesse período também somos convocados a orar e nos comprometer com a paz. O mundo vive em um intenso e preocupante contexto de violência e guerras. Promover a paz é urgente! Para o dia Mundial de oração pela Paz, celebrado no primeiro do ano, o Papa Francisco publicou uma mensagem cujo tema é 'Perdoa-nos as nossas ofensas, concede-nos a tua paz!', recordando-nos que sem o perdão não haverá a paz. A lógica do 'olho por olho, dente por dente' só pode gerar conflitos, vingança e morte.
Em 2025 temos ainda a alegria de celebrar o Jubileu da Encarnação, isto é, a comemoração dos 2025 anos da Encarnação e Nascimento de Jesus Cristo. O Jubileu Ordinário, celebrado a cada 25 anos, é um tempo especial de Graça e Misericórdia, em que somos incentivados a acolher com mais largueza o perdão de Deus e a crescer na prática do amor aos irmãos. O tema desse ano Jubilar é: "Peregrinos de Esperança!".
O papa Francisco deseja que o Jubileu 2025 “Possa ser, para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, ‘porta’ de salvação (cf. Jo 10, 7.9); com Ele, que a Igreja tem por missão anunciar sempre, em toda a parte e a todos, como sendo a ‘nossa esperança’ (1 Tm 1, 1)”.
Tomados pela Esperança, que é Jesus, vamos peregrinar pela vida, sendo sinais sensíveis dessa mesma Esperança para todos quantos encontrarmos pelo caminho.
Desejo a todos um abençoado e feliz Ano Novo, sob a intercessão do nosso padroeiro, São Luiz de França!
Dom Jacy Diniz Rocha