Segundo um site local, o ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, soltou uma nota à imprensa para esclarecer que a informação sobre sua inelegibilidade é absolutamente inverídica.
De acordo com o Advogado José Renato de Oliveira, a decisão ainda será reanalisada pelo Tribunal Superior Eleitoral em grau de recurso, e mesmo na hipótese de ser mantida a reprovação das contas eleitorais, isso não teria nenhuma implicação sobre a elegibilidade de Francis, conforme entendimento pacífico do TSE desde 2012 (AR-REspe n° 232-11/RJ, Relator Ministro Dias Toffoli).
"Isso porque a lei 12/034/2009 estabeleceu que a certidão de quitação eleitoral, necessária para o registro de candidaturas, exige apenas que as contas da campanha passada tenham sido regularmente apresentadas pelos candidatos, o que não se questiona quanto ao Francis, tanto é que suas contas estão sendo analisadas pela Justiça Eleitoral.
"Aliás, ele não se utilizou do fundo partidário ou eleitoral em sua campanha a deputado estadual, mas somente recursos próprios, sobretudo próprio", explicou o advogado, acrescentando que "somente o TRE de São Paulo, por exemplo, já desaprovou as contas de campanha de 46 candidatos eleitos em 2022, e todos estão exercendo normalmente seus cargos e sem qualquer alegação de inelegibilidade futura".
Ainda segundo o site, Francis diz que a reprovação de suas contas eleitorais teria sido motivada, basicamente, pelo atraso de um dia na apresentação dos documentos ao TRE. Como vem despontando em recentes pesquisas como possível candidato à prefeitura de Cáceres em 2024, ele atribui a exploração política do assunto ao temor eleitoral de seus adversários.
ENTENDA
Jonas, que foi assessor do Dr. Leonardo, estaria assumindo um cargo na secretaria de obras em Cáceres, o que levanta suspeitas de que matérias duvidosas estejam surgindo com o objetivo de iniciar um desgaste eleitoral, uma vez que o Dr. Leonardo pode vir a apoiar a atual prefeita Eliene Liberatto.
Leonardo, que atualmente está no Republicanos e iria para o União Brasil, pode não fazer mais a mudança ou até mesmo costurar uma possível coligação entre os partidos.
Em contato com o ex assessor, ele explica que é uma conversa que já vem a mais de 30 dias acontecendo e que ainda não a nada certo, contudo deve esperar para ver os posicionamentos políticos de agora em diante
Também entramos em contato com a prefeita, Eliene Liberatto, mas infelizmente ela não nos atendeu nem nos retornou,
Além disso, buscamos um posicionamento do Dr. Leonardo, mas até o fechamento desta matéria não conseguimos resposta.
Clique aqui para entrar em contato conosco!
Por fim, procuramos Francis Maris Cruz para obter seu posicionamento sobre a situação, Francis que está fora do País disse que não pode adentrar no assunto no momento por estar em viagem, mas a Nota é verídica e que diante dos resultados das recentes pesquisas pode sim estar sendo minado com informações para desgaste, mas que não confirma nem descarta que essas possíveis nomeações podem ser ajustes políticos para agrupar oponentes, mas, até mesmo por conta de sua vantagem, segundo as pesquisas, se diz muito confiante na criação de um grupo forte para a disputa do ano que vem.