Com o calor e a baixa umidade relativa do ar desta quarta-feira (09). A sensação térmica, na hora do almoço, ultrapassou a casa dos 40º C, enquanto a umidade relativa do ar bateu a mínima de 15%.
Até sexta-feira (11), os termômetros devem chegar aos 40°C com tendência a aumentar. Já a umidade relativa do ar permanece baixa, com média de 20%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para Cáceres e Poconé. Nos próximos dias, a previsão aponta ainda que há chances de pancadas isoladas de chuva em algumas regiões do estado.
Durante o final de semana, a umidade tende a aumentar e atingir mínima de até 50% na Capital e a temperatura não deve ultrapassar a casa dos 34ºC. Além disso, o Inmet aponta que há chance de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Conforme o instituto, a baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais e à saúde, bem como pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. As recomendações para enfrentar esse tempo é a ingestão de bastante líquido, suspensão de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, bem como uso de hidratante para pele e umidificador de ar em ambientes fechados.