Retomada da Creche Fazendo Arte marca avanço, mas comunidade segue de olho em prazos e entrega real

A Prefeitura firmou nesta sexta-feira (14) um convênio com o governo do Estado de Mato Grosso para dar nova largada às obras da Creche Fazendo Arte, um dos projetos de educação infantil mais aguardados do município. 

O que foi anunciado

Durante o programa “Mais Creches, Mais Futuro”, realizado em Cuiabá, foi assinado o termo de compromisso nº FMTE 003/2025 que destina R$ 3.275.834,29 ao projeto de reforma e ampliação da creche: R$ 2.844.482,16 por meio do Fundo Estadual de Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e Ensino Fundamental (FMTE) e R$ 431.352,13 de contrapartida da prefeitura.

 
A prefeita Eliene Liberato Dias e o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, destacaram que a demanda já é antiga e que a retomada da obra era essencial para ampliar o atendimento da educação infantil no município. 

Por que isso importa

Para a cidade, trata-se de investimento em infraestrutura escolar que pode melhorar a qualidade no atendimento à primeira infância — fase reconhecida como decisiva para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.
Além disso, a parceria entre município e Estado revela coordenação institucional, algo que nem sempre se concretiza com rapidez ou eficiência.

Mas há desafios a serem vencidos

  • A obra precisa sair do papel: anunciar o repasse é um passo, mas a comunidade local vai aguardar o avanço real das obras — limpeza, fundação, ampliação, mobiliário, segurança e estrutura adequada.

  • Cumprimento de prazos e transparência: será preciso que o cronograma seja público e acompanhado. Promessas de investimento são valorizadas, mas apenas com entrega concreta ganham credibilidade.

  • Qualidade além da estrutura: não basta erguer paredes, é necessário garantir equipe qualificada, ambiente acolhedor e condições para que a creche funcione de fato como se espera.

O que se espera agora

Que, nos próximos meses, a população de Cáceres possa visitar o canteiro de obras, acompanhar a evolução, ver os alunos sendo atendidos e a comunidade envolvida. Esse tipo de obra — embora administrativa — repercute diretamente na vida das famílias que dependem desses espaços.


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