A população de Cáceres está cada vez mais consciente de seus direitos e tem encontrado no Folha de Cáceres uma forma de se fazer ouvir. Com isso, as cobranças para que o serviço público cumpra seu dever têm se tornado mais frequentes e incisivas.
Nos últimos dias, chegaram à nossa redação duas denúncias que mostram que o problema da limpeza pública não é pontual. O primeiro registro veio do coração da cidade: a orla do Córrego Sangradouro, bem no centro, onde uma montanha de entulho e sujeira — com quase um metro de altura e se estendendo por vários metros — foi deixada esquecida pela prefeitura.
Agora, um novo vídeo enviado por moradores mostra que a situação também se repete na Praça da Cavalhada, local que recebe a tradicional feira gastronômica. No registro, é possível ver acúmulo de lixo e abandono na manutenção, comprometendo a imagem de um dos pontos mais movimentados da cidade.
Segundo os denunciantes, a sensação é de que a prefeitura espera que a população se acostume com o problema e pare de reclamar. Mas, ao contrário, a comunidade está cada vez mais ativa e atenta, usando o espaço do Folha de Cáceres para cobrar providências.
Enquanto isso, dois locais que deveriam ser cartões-postais e pontos de encontro para lazer e turismo seguem acumulando sujeira, afastando visitantes e colocando em risco a saúde pública.
Resposta da Prefeitura
Em resposta, a Secretaria de Obras informou que é necessária uma participação mais ativa da população em denunciar esse tipo de situação diretamente ao setor de Obras e Posturas Atravez da Ouvidoria no site da Prefeitura). Segundo a pasta, os resíduos encontrados no local são oriundos de moradores da própria região, que descartam irregularmente materiais e restos vegetais folhas de coqueiros, prática que caracteriza crime ambiental e permite a notificação dos responsáveis.
A Secretaria destacou ainda que, por não ser um descarte feito pela própria Prefeitura, muitas vezes o problema não é identificado de imediato pelas equipes, tornando essencial que os moradores registrem denúncia formal para que as providências sejam tomadas.
O Folha de Cáceres reforça que, sempre que receber esse tipo de denúncia, fará também a comunicação oficial aos órgãos competentes.
📲 Acompanhe mais notícias em www.folhadecaceres.com.br
📸 Instagram: @folhadecaceres
📰 Informação com responsabilidade. Verdade, doa a quem doer.
