Com o início do 42º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), Cáceres se prepara não apenas para receber turistas e movimentar a economia, mas também para reforçar a atenção à saúde pública. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) está realizando uma série de ações na cidade para prevenir casos de sarampo, especialmente entre a população não vacinada.
A estratégia inclui abordagens educativas e oferta de vacinação, com equipes atuando em pontos estratégicos durante o festival, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é aproveitar o fluxo de pessoas para ampliar a cobertura vacinal e evitar possíveis surtos da doença, que já teve aumento de casos em outras regiões do país.
Segundo a SES, a preocupação com o sarampo se justifica especialmente pelo perfil de público do evento, que atrai visitantes de diversas partes do Brasil e até do exterior. Como o sarampo é altamente contagioso, a prevenção depende diretamente da vacinação.
A população local e turistas que estiverem com o esquema vacinal incompleto podem procurar os pontos de vacinação que estarão sinalizados durante o evento. A recomendação é que crianças a partir de 6 meses, adolescentes e adultos até 59 anos estejam com duas doses da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.
Além disso, profissionais de saúde reforçam a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada e alertam que a proteção é uma responsabilidade coletiva, ainda mais durante grandes eventos como o FIPe.
📍 Procure o posto mais próximo e vacine-se!
![]() |
Créditos: SES/MT |
