A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), que busca a reeleição, aparece liderando a disputa eleitoral com 44,93% das intenções de voto na modalidade estimulada, conforme a pesquisa divulgada pela Gazeta Dados. No entanto, um dado interessante pode levantar questionamentos sobre a transparência dessa liderança: segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Gazeta, empresa que realizou a pesquisa, é o segundo maior fornecedor da campanha de Eliene, com despesas que ultrapassam R$ 70 mil.
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A Gazeta é superada apenas pelos gastos com advogados, tornando-se a segunda maior despesa de fornecedores da campanha da prefeita, o que poderia colocar em dúvida a imparcialidade das informações divulgadas.
A pesquisa, que coloca Eliene na liderança com larga vantagem sobre o segundo colocado, Francis Maris (PL), que obteve 24,25% das intenções de voto, foi realizada entre os dias 17 e 19 de setembro, ouvindo 600 pessoas em 27 bairros da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3,96 pontos percentuais para mais ou para menos.
Além disso, no quesito rejeição, Francis lidera com 34,19%, enquanto Eliene aparece em segundo lugar com 22,07% e Dr. Sérgio (PSD), que obteve 19,48% das intenções de voto, é o menos rejeitado, com 10,34%.
A pesquisa, registrada sob o número MT-03633/2024 no TSE, traz à tona reflexões sobre os investimentos da campanha de Eliene, que destinou expressivos valores à empresa responsável por divulgar dados que a colocam à frente na disputa eleitoral.