Na madrugada deste sábado (31), durante a Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) do Mato Grosso, em ação integrada com o Exército Brasileiro, ABIN e Polícia Federal, realizou um bloqueio policial na rodovia BR-174, nas proximidades de Cáceres (MT), para fiscalizar crimes transfronteiriços entre o Brasil e a Bolívia.
Durante a operação, as equipes abordaram um caminhão de câmara fria. Na entrevista técnica com o motorista, os policiais notaram contradições em seu relato sobre o deslocamento do veículo. Além disso, irregularidades foram encontradas no tacógrafo e no lacre do compartimento de carga.
Também foram utillizados cães farejadores na inspeção que indicaram a presença de substâncias ilícitas. Ao inspecionar o caminhão mais a fundo, os policiais observaram pela janela de ventilação fardos característicos de entorpecentes no assoalho do veículo, junto a embalagens incompatíveis com os alimentos que supostamente eram transportados.
O caminhão foi então levado até um frigorífico em Cáceres, onde, após uma busca mais detalhada, foram encontrados 707 tabletes de entorpecentes no interior da carga. Sendo 67 tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína; 202 tabletes de substancia análoga a pasta base de cocaína e 438 tabletes de substância análoga a Skank.
O motorista foi preso em flagrante, e toda a droga foi apreendida. O suspeito foi conduzido à delegacia da Polícia Federal em Cáceres para os procedimentos legais.
O prejuízo ao crime de tráfico de drogas foi de R$ 6.908.300,00 milhões.