Com a chegada dos tempos secos em Cáceres, uma questão alarmante surge em meio à população: as práticas de queimadas. Muitas pessoas aproveitam esse período em que o crescimento de mato é mais lento para realizar a limpeza de terrenos, quintais e lixos, recorrendo ao uso do fogo de forma irresponsável. Além dos impactos negativos para a saúde e o meio ambiente, essas queimadas também afetam o turismo na região, que é conhecida pela preservação do Pantanal. Recentemente, a cidade sediou o FIPe (Festival Internacional de Pesca), mas práticas inadequadas de queimadas acabaram manchando o evento.
Cáceres é reconhecida por sua localização privilegiada próxima ao Pantanal, uma das maiores áreas úmidas do mundo e patrimônio natural da humanidade. O turismo na região atrai visitantes interessados em apreciar a exuberante fauna e flora, além de proporcionar experiências únicas de contato com a natureza. No entanto, as práticas de queimadas descontroladas colocam em risco esse importante ecossistema e afastam os turistas.
O Impacto das Práticas Inadequadas:
Durante o FIPe, o foco era a pesca esportiva e a valorização dos recursos naturais do Pantanal. Infelizmente, a cidade acabou enfrentando constrangimentos ao apresentar casos de queimadas inadequadas em seu próprio território sem nenhum tipo de conscientização na cidade nem mesmo durante o evento. Essas práticas desconsideram os esforços de preservação e os impactos negativos que têm na biodiversidade e na qualidade de vida da região.
É imprescindível denunciar práticas de queimadas ilegais às autoridades competentes. A fiscalização e a aplicação de penalidades são essenciais para coibir essas ações prejudiciais ao meio ambiente e à reputação da cidade, colaborando para um futuro melhor para todos.
Responsabilização
É essencial que todos os envolvidos, inclusive os organizadores do evento, estejam cientes da importância da preservação ambiental. Ainda mais quando o estado está em evidência por conta da lei que proibe a pesca predatória e o transporte zero, infelizmente Cáceres teve palcos, atrações nacionais para passar o recado, mas não foi aproveitado.
Clique aqui para entrar em contato conosco!