Em apenas um mês de atuação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado Francis Maris (PSDB) já demonstrou sua preocupação com as necessidades dos moradores da região Oeste do estado.
Durante esse período, o parlamentar conseguiu a aprovação de um projeto de lei relacionado ao Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético do Rebanho Bovino no Estado de Mato Grosso, voltado para os pequenos produtores dos 141 municípios. Essa iniciativa já havia sido implementada por Francis em Cáceres, durante seus dois mandatos como prefeito, e resultou em ganhos significativos de peso para os bezerros em menos tempo, além de redução de custos de produção e melhoria na qualidade da carne. Agora, o deputado estendeu esse benefício a todos os pequenos produtores por meio do projeto de lei aprovado.
Outra conquista importante foi a aprovação do projeto de lei que reconhece o Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) de Cáceres como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Mato Grosso. Esse festival é considerado o maior evento de pesca em água doce do mundo e tem o potencial de gerar emprego e renda para a região.
Ambos os projetos aguardam a sanção do governador Mauro Mendes.
Além dessas conquistas, o deputado apresentou mais de 50 indicações, demonstrando uma visão humanizada para uma região carente de representação legislativa. Suas indicações abrangem diversas áreas, como a aquisição de patrulha mecanizada, resfriadores de leite, materiais esportivos, equipamentos e aparelhos hospitalares, pavimentação asfáltica e a regulamentação de livre comércio na fronteira (free shop), entre outras demandas.
Para conferir os projetos e indicações do deputado Francis Maris, é possível acessar o seguinte link: https://www.al.mt.gov.br/parlamento/deputados/411/perfil