A conta oficial da Casa Imperial do Brasil, a Pró Monarquia, foi derrubada na noite da última quinta-feira (15) no Twitter em resposta a uma decisão judicial, de acordo com a plataforma.
A Casa Imperial do Brasil é a organização de maior relevância do movimento monárquico brasileiro e é chefiada por aquele que seria o atual Imperador do Brasil, Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel.
Em nota publicada nas redes de Bertrand nesta sexta (16), a Pró Monarquia avaliou que foi “surpreendida” com o bloqueio e que não teve acesso à decisão judicial alegada pelo Twitter para a suspensão da conta.
“Mesmo no presente clima de insegurança jurídica em nosso País, esta decisão inexplicada não deixa de causar espanto. Afinal, a Pró Monarquia sempre se limitou à divulgação das atividades da Família Imperial Brasileira e da excelência da Monarquia Constitucional Parlamentar para o Brasil, pautando seu trabalho pelo suprapartidarismo próprio do regime monárquico e pela estrita observância da legislação em vigor”, diz a nota.
"Desde 1889, com o golpe republicano, monarquistas foram mortos, exilados de sua pátria, perseguidos e tiveram cerceados os seus direitos políticos de defender publicamente a forma de governo monárquica no Brasil.
Restrição essa que perdurou como cláusula pétrea por 100 anos em todas as 5 constituições republicanas, até a promulgação da Constituição de 1988, que enfim trouxe de volta ao debate público a monarquia.
O golpe foi feito por uma minoria, não respeitando as leis da época e criando novas leis que resgardassem esse golpe. Sem aprovação do senado e tudo foi criado por uma câmara de vereadores do Rio, sem nenhum respaldo jurídico." afirma Dom Bertrand.
O grupo afirmou ainda que apenas o Twitter, até o momento, foi afetado pelo bloqueio, que seus advogados estão “procurando reverter este ato de flagrante censura” e que o ato foi “mais um ataque ao Estado de Direito há poucos dias propagandeado pela figura central da escalada autoritária em nossa já tão combalida República”.
SE VOCÊ REGISTROU ALGUMA SITUAÇÃO, MANDE ÁUDIO, FOTO OU VÍDEO PARA NOSSO WHATSAPP 65 99801-1414
SE NÃO QUISER PERDER NENHUMA DE NOSSAS MATÉRIAS ENTRE PARA NOSSO GRUPO DE WHATSAPP CLICANDO AQUI!