Sema multa em R$ 10 mil responsável por tingir cachoeira de azul

Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aplicou multa de R$ 10 mil contra o responsável por lançar uma substância azul na cachoeira Queima-pé, em Tangará da Serra (243 km de Cuiabá). A cachoeira foi tingida de azul durante um chá revelação de um casal no domingo (25). 


A Sema informou que o familiar do casal compareceu na sede da Sema em Tangará para prestar esclarecimentos, acompanhado de sua advogada, nesta quinta-feira (29). Ele informou ser o responsável pelo lançamento de substância utilizada como corante para tingimento de cascatas e piscinas, denominada "Lago Azul".


"A ação foi enquadrada no artigo 62 do decreto federal 6514/2008, que define como infração ambiental 'lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativo'", explicou a pasta.


Em vistoria técnica, a Sema concluiu que as águas da cachoeira não sofreram alterações físicas ou químicas depois de serem tingidas. Em depoimento ao órgão, o proprietário da fazenda onde está a cachoeira informou que apenas cedeu o uso do local para um evento.


Os vídeos do chá de revelação viralizaram no começo desta semana nas redes sociais e causaram revolta entre os internautas. Com a repercussão negativa, o casal trancou as redes sociais e apagou o vídeo. Porém, as imagens já tinham começado a circular. 




Postagem Anterior Próxima Postagem