Mato Grosso já tem 20 casos confirmados de pessoas infectadas pela Monkeypox (Varíola dos Macacos). O estado ainda investiga 19 suspeitas e já descartou 16 casos que eram monitorados.
De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), quatro novos municípos registraram casos suspeitos desde o último levantamento. Nova Ubiratã, Mirassol D’Oeste, Canarana e Campo Novo dos Parecis entraram na lista de alerta e registraram, cada uma, um caso suspeito da doença.
Cuiabá segue sendo o foco da doença no estado com 11 casos confirmados, dois suspeitos e dois descartados. Já em Várzea Grande são quatro casos confirmados de infecção, três suspeitos e três descartados.
Tangará da Serra é o terceiro município com mais registro de contaminações. Até o momento são dois casos confirmados e três suspeitos.
Rondonópolis, Sorriso e Nova Xavantina possuem, cada cidade, um caso confirmado da doença.
Ao todo, Mato Grosso já registrou 55 casos, entre suspeitos, confirmados e descartados. Deste número, um caso de suspeita vem sendo monitorado no Acre, onde um morador de Araputanga está em isolamento com sintomas da doença.