Raiva, uma doença letal começa a fazer vítimas após 18 anos sem vítimas no Brasil

 A doença que acreditava-se estar controlada fez 4 vítimas no Brasil somente este ano.

A raiva é uma zoonose, doença que os animais transitem para os humanos, causada por um vírus que pode infectar todos os mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas.

O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas, em especial as salivares, sendo eliminados pela saliva, onde então contaminam os outros animais e os seres humanos.

Se uma pessoa é mordida ou arranhada por um cão ou gato, ela deve ser encaminhada imediatamente ao Posto de Saúde mais próximo para notificar o caso e receber o tratamento correto. É importante salientar que, uma vez manifestados os sintomas de raiva no humano, o tratamento é ineficaz, e levará a pessoa à morte.

Além dos cães e gatos, morcegos, equinos, bovinos, caprinos e ovinos e até mesmo os gambás podem transmitir a raiva. Para todos eles, exceto morcegos e gambás, existem vacinas antirrábicas. Pequenos roedores como hamsters, camundongos, ratos, coelhos e outros, também podem transmitir a doença, mas eles apresentam um risco baixo de transmissão da raiva. A raiva é uma doença que não tem cura, nem para nós humanos e nem para os animais.

Pode parecer que estamos longe de passar por isso, pois a raiva está controlada, mas ela só continuará controlada se os animais continuarem a ser vacinados. Nos últimos anos, a negligência por parte dos proprietários de cães e gatos quanto à vacinação da raiva aumentou. Temos a falsa impressão de que estamos protegidos dessa doença fatal, mas não estamos.

É comum em nossa região registrarmos casos de raiva em bovinos, e isso significa que o vírus está aqui e é real. Dos bovinos para os cães e gatos, é só questão de tempo. Alertamos a todos os proprietários de cães e gatos que vacinem seus animais contra a raiva anualmente, dependemos disso para controlar essa doença. O único meio de controlar a raiva é através da vacinação dos animais.

Amor em 4 Patas
Por: Larissa Carraro (Clinipet)



Postagem Anterior Próxima Postagem