Maio verde: mês chama atenção para combate ao Glaucoma

O mês de maio, em alusão a cor verde, chama atenção para diagnóstico e combate ao Glaucoma, doença que acomete os olhos, provocada pela elevação da pressão ocular. A doença não tem cura, e, se não tratada, pode levar à cegueira.


O glaucoma é uma enfermidade que provoca a atrofia do nervo óptico, responsável por conectar o olho ao cérebro, interrompendo, assim, a transmissão dos sinais entre esses dois órgãos e levando à cegueira.


Na fase inicial da doença, alguns pacientes não sentem nada, o que caracteriza o glaucoma como uma doença perigosa. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já está no processo de deterioração da visão. 


A pessoa não apresenta sintomas na fase inicial da doença. Apenas na fase mais avançada, a visão periférica do paciente é afetada, quando o indivíduo enxerga o que está na sua frente, mas não vê o que está dos lados.


A origem do Glaucoma pode estar associada a algumas doenças, como diabetes, por exemplo.

Os principais sintomas, na fase avançada da doença, são perda da visão lateral intermitente, visão embaçada, olhos vermelhos, inchaço e dor.


O diagnóstico é feito por meio da medição da pressão intra-ocular, durante exame oftalmológico. O tratamento do Glaucoma consiste na aplicação de colírios, cirurgias e uso de laser.


Como forma de prevenção, o médico aconselha a ida ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano. A doença pode ser diagnosticada precocemente e tratada com uso de medicamentos que normalizam a pressão intra-ocular.

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é fazendo o exame oftalmológico anualmente, com a medida da pressão ocular. O diagnóstico precoce pode evitar a cegueira, o que reforça a importância dos exames de rotina. As pessoas que têm histórico familiar devem realizar acompanhamento semestralmente.


O mês de maio, em alusão a cor amarela, também é de conscientização no trânsito.



Postagem Anterior Próxima Postagem