Saúde Bucal e COVID-19

Você já deve ter ouvido a frase: a Boca é a porta de entrada do nosso corpo.

Como temos visto recentemente em todos noticiários que falam sobre o Covid-19 devemos ter muitos cuidados com olhos, nariz e boca.

Por isso resolvi escrever um pouco sobre alguns cuidados importantes que você pode ter em casa para evitar a contaminação (e isso também vale para períodos de gripes comuns e resfriados).

Você sabia que as escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias? E caso haja essa cultura, esses micro-organismos podem se proliferar de maneira rápida?

Antes de realizar seus cuidados bucais : lave muito bem suas mãos ( elas são transportadoras de micro-organismos incluindo vírus e bactérias);

Mantenha as toalhas de rosto sempre limpas e sequinha…

Importante lembrar que a recomendação é que as escovas sejam substituídas a cada 3 meses, pois com o passar do tempo as cerdas desgastam e quebram perdendo a eficácia de limpeza dos dentes.

Testou positivo para o Corona-vírus? Manter os dentes e a boca saudáveis diminui o perigo ou agravamento de pneumonia aspirativa, provocada pela aspiração de bactérias que causam inflamações nas vias aéreas e nos pulmões, de acordo com o Jornal Brasileiro de Pneumologia. Associada à Covid-19, esse tipo de pneumonia piora o estado clínico do paciente

RECOMENDAÇÕES AO PACIENTE

Quem estiver com sintomas de gripe (tosse, coriza, fraqueza e febre) ou teve contato com casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 não deve ir ao consultório odontológico. A recomendação é ficar em casa, em isolamento, e, se os sintomas se agravarem, procurar atendimento médico.

Não levar acompanhantes na consulta odontológica e chegar no horário marcado, para evitar aglomerações na sala de espera.

Ir ao consultório de máscara e higienizar as mãos antes e depois da consulta.

Saúde Bucal
Por: Verena Galetti
Postagem Anterior Próxima Postagem