Pós Pandemia para os Pequenos Negócios.



É com fé que me arisco a tocar neste assunto, falar sobre um cenário de Pós Pandemia para as empresas, em especial aquelas de pequenos porte.

Nos últimos dois anos vivemos momentos difíceis, quando falamos em ambiente de negócios, empresas tradicionais, com grandes estruturas, grande quadro de colaboradores e que trabalham há anos num mesmo formato, então, se viram obrigadas a fechar suas portas e não atenderem cliente algum. Esse cenário foi desesperador para todo empreendedor, nos deram, ou melhor, nos restaram algumas alternativas, Delivery, retirada em balcão, vendas pela internet e televendas, muitos questionavam e até duvidaram dizendo, "delivery de roupa, calçado, móveis e etc, isso não dá certo",  mas isso aconteceu, aconteceu porque o perfil do consumidor mudou e as empresas se adaptaram a essas mudanças. 

Diante do caos foi preciso inovar, planejar, rever e se reinventar, estamos prestes a viver novos tempos no mundo dos negócios, quais comportamentos irão mudar ou permanecer, o que fica, o que muda? São perguntas que todo empresário precisa fazer e descobrir quais os próximos passos para o seu negócio.

Trago aqui algumas tendências e sugestões que podem contribuir para uma análise e reflexão: 

Trabalhos em Home office ou híbrido, isso em vários casos melhora a produtividade do colaborador e reduz custos para as empresas;

Redução de gastos, tanto nas empresas como dos próprios consumidores, isso virou hábito, tivemos momentos de racionamento e escassez de itens de consumo, este comportamento não irá desaparecer;

E-commerce, todos foram obrigados a colocar a cara na internet e se apresentar, seja através de um site de vendas ou de redes sociais, vender pela internet foi a saída de muitos negócios, isso significa que definir público alvo e conhecê-lo, é fundamental para alcançar seus clientes;

Delivery, tudo aquilo que se pode tocar, é possível dizer que é vendido por delivery, alimentos, bebidas, roupas e calçados, itens de higiene, eletrônicos e tudo o que se pode imaginar, os hábitos do consumidor mudaram e mesmo hoje em dia, com restaurantes e lojas funcionando normalmente, grande parte ainda prefere não sair de casa e recorre aos aplicativos e demais canais de compras web;

Chamadas de Vídeo, quem diria que mesmo amando sentir o calor humano e estar perto das pessoas, descobrimos que realizar reuniões, aulas e até mesmo eventos a distância, por vídeo chamada, se tornaria tão eficiente e prático, diminuímos tempo de deslocamento e economizamos dinheiro, conseguimos reunir mais pessoas e permanecemos seguros em nossas casas e locais de trabalho, essa prática ainda se estendeu para consultas médicas, consultorias esportivas e até  sessões judiciais, essa cultura com certeza irá permanecer definitivamente em nosso dia a dia.

Essas práticas e hábitos são exemplos de mudanças que vieram pra  ficar, que são parte da abissal realidade e que devem ser consideradas por cada empresa, independente de tamanho ou segmento. Aproveite as dicas e comece a planejar o futuro do seu negócio!

Empresas e Negócios
Thiago de Lucas
Postagem Anterior Próxima Postagem