Em plena ameaça de uma 4ª onda da pandemia do novo Corona Vírus, prefeitura de Cáceres pretende gastar mais de R$ 2 milhões em eventos com o Natal de Luz 2021.



A prefeitura de Cáceres não mede esforços para a realização de eventos, o problema mais preocupante é que o ambiente é propício para transmissão do novo COVID-19. Mas, o que tem mais gerado curiosidade, é o valor pretendido a gastar, o montante ultrapassa a casa dos dois milhões. Alguns professores têm questionado se esse valor não poderia ter sido substituído por ampliação da malha asfáltica, em regiões que fica quase impossível de se locomover, nestes períodos de chuvas, principalmente de bicicleta ou moto. Sabe se que boa parte desta verba vem do Estado, proximamente (1,5 Milhão), mas muitos tem se perguntado se não seria inteligente se programar para um possível agravamento do novo Covid-19.

Outro ponto questionável sobre o valor, é que no ano passado, segundo ex-funcionários do setor, o valor gasto com o Natal de Luz, foi de aproximadamente R$ 200 mil estando incluso neste valor o teatro, que foi gasto aproximadamente 30 mil, se comparar com esse ano o valor teve um aumento de mais de 2000% dando um salto de 30 mil para mais de 600 mil reais, sendo que neste ano o cenário, o aterro e o figurino já estavam prontos, e segundo informações, os atores são voluntários.

Segundo a assessoria da Prefeitura o valor que foi destinado para este evento não pode ser desviado para outra finalidade podendo incorrer à lei de Responsabilidade Fiscal. Desta forma se a verba não for destinada para esse fim ela ficara lá sem uso, e como o espaço de tempo sem eventos já é grande, muitos setores tem reclamado a falta desse tipo de evento no município, ainda segundo a assessoria a verba até poderia ficar guardada para um outro momento, mas com a iminência da 4ª variante do Novo Corona Vírus às portas da vizinhança, a prefeitura achou melhor fazer estas festas antes da chegada dessa nova variante, pois não sabe-se o que essa nova variante pode causar de estrago em nossa economia já tão abalada. E o prazo para esses eventos continuarem estarem "liberados" é pequeno, com todo esse valor destinado, do estado para cá, muita coisa faz a economia girar em quase todos os setores.

Questionado sobre o valor utilizado com recursos próprios, informaram que o Município tem a obrigação de entrar com uma contra partida. Resta ainda uma dúvida, mesmo sendo só a contrapartida aproximadamente 25% do valor total, é tão alto que ultrapassa duas vezes o valor usado no evento inteiro no ano passado.

Sobre o valor do teatro a prefeitura diz que anteriormente era utilizado mão-de-obra dos reeducandos, não se sabe por que razão foi rejeitado a mão de obra deles, contudo mesmo com essa mão de obra paga o valor é muito diferente.

Até a publicação deste artigo, não obtivemos mais informações sobre os valores da contrapartida com recursos próprios e nem do valor do teatro!


COLUNA: As Entranhas do Poder!
Por: Eurimar
Postagem Anterior Próxima Postagem