Cuidados com os cães e gatos durante as festas de fim de ano


Dezembro chegou e as festas de final de ano estão quase aí, e essa época do ano requer alguns cuidados necessários se você for dono de animais de estimação. O que pode ser uma festividade para você pode ser um pesadelo para seu pet.

As decorações, a ceia de natal e os fogos de artifícios são os piores vilões para os animais durante as festividades do mês de dezembro. Confira abaixo algumas dicas para manter seu pet seguro durante as festas.

DECORAÇÃO

A decoração está presente em muitos lares familiares durante as festas de Natal e de Ano Novo. Uma árvore de natal bem decorada e com muitos enfeites pode ser uma atração divertida para nós, humanos, mas perigosa para os animais. O primeiro passo é escolher uma base forte e sólida para segurar a árvore, depois cercá-la, para que o felino não se aproxime. Prefira enfeites de plásticos e pendure os mais delicados, sedutores e perigosos no topo.

Evite manter velas acessas dentro de casa ou em locais em que o animal tenha acesso ou que possam puxar, é indicado que opte por velas de luz de LED para compor a decoração da sua casa, evitando incêndios e possíveis queimaduras no seu amiguinho.

Algo muito comum nessa época do ano é decorar a casa com lindas e deslumbrantes plantas típicas de Natal, como: Azevinho, Poinsétia e Visco. Mas fica o alerta, essas plantas podem sim ser usada na decoração, mas em lugares que seu cão ou gato não possuam acesso, isso porque, essas flores possuem  substâncias líquidas venenosas.

CEIA

Quem nunca ficou com dó daqueles olhinhos acompanhando cada garfada na comida? Mas não podemos oferecer alimentos da ceia para os animais.

Muitos tutores acabam compartilhando um pouquinho da refeição aos pets, mas isso além de prejudicar a saúde, pode causar intoxicação nos animais de estimação. Isso porque os animais possuem menos papilas gustativas e não sentem os sabores na mesma intensidade que os humanos. 

O principal vilão do cardápio é o chocolate, que pode ser tóxico para cães e gatos, isso porque o cacau possui teobromina, substância tóxica que pode gerar vômitos e diarreia.

FOGOS DE ARTIFÍCIO

Outro ponto para se tomar cuidado, e talvez o mais importante de todo as celebrações são sem dúvidas os fogos de artifício. Eles são lindos, colorem o céu e fazem parte da tradição de passagem de um ano para outro. 

Porém, para os cachorros, o som dos fogos pode ser muito assustador. Naturalmente eles ouvem mais alto, por isso o som dos fogos os assusta e eles podem ficar com alguns sintomas de medo: babarem, se esconderem, tremerem e até tentarem fugir. 

É importante que tenha cuidado com seu cão ou gato nesse momento, a principal dica, caso você não passe o dia em casa com seu pet, é deixá-lo dentro de casa com todas as portas e janelas trancadas. Isso evita que seu pet fuja.

Outra dica é manter uma televisão ligada em músicas relaxantes com o volume um pouco mais elevado que o normal, para que seu pet tenha a sensação de estar com companhia dentro de casa e fique um pouco mais tranquilo. 

E por fim, não solte fogos com som, prefira fogos de artifício silenciosos. Os ouvidos dos seus pets agradecem. 

REUNIÕES 

Se as comemorações forem na sua casa você deve tomar muito cuidado. A presença de outras pessoas, a agitação e o barulho podem assustar e acuar os cachorros e gatos. Lembre-se que para eles só o fato de estarem em um local diferente convivendo com outras pessoas já é estressante.

Não deixe que ninguém ofereça ao pet qualquer tipo de alimento que ele não esteja acostumado a comer. E fique de olho nas crianças, elas podem querer abraçar e brincar com o cãozinho, mas pelo contexto todo ele pode, inclusive, ficar arisco.

É importante respeitar o espaço do pet e deixe-o separado caso ele demonstre medo ou incômodo com a movimentação.

AMOR EM 4 PATAS
Por: Larissa Caethano (Clinipet).

Postagem Anterior Próxima Postagem