Após um período em que o município passou a contar com a diminuição de casos de pessoas infectadas pelo novo Corona vírus (Covid-19), novamente a situação volta a preocupar, já que o boletim epidemiológico vem apresentando o crescimento de casos suspeitos e o mais preocupante, de pessoas ativas.
Em novembro, mês com menor registro de casos, o boletim registrava no dia 30, 11.940 casos confirmados, com 38 casos ativos, sendo 7 internados. Em apenas 10 dias, o número de casos confirmados subiu para 12.047, com 55 casos ativos e 16 internados, sendo 7 pacientes em enfermaria e 9 em UTI’s. O boletim apresenta ainda que em novembro eram 31 em isolamento domiciliar e agora já são 45. Além disso, o quadro de suspeitos também segue em crescimento, em novembro eram 18 e agora 62.
Lembrando que a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra por meio do aperto de mão sem higienização adequada, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, além de objetos ou superfícies contaminadas.
Os números apresentam o que todos já estão orientados, mas do que nunca, é preciso seguir usando máscara, como também a higienização com álcool em gel 70%, antes de entrar nos estabelecimentos e o distanciamento social, principalmente nas festividades de fim de ano. Que esses números alertem você cidadão para fazer a sua parte, não é necessário que o poder público feche tudo, pra você seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde. A responsabilidade é de cada um e a vacinação é a melhor forma de prevenção.